terça-feira, 13 de outubro de 2015

UM DIAGNÓSTICO QUE OCASIONALMENTE É FEITO COM ESTE TIPO DE SINTOMAS DA TPM/PERIMENOPAUSA/MENOPAUSA, QUANDO AS ALTERAÇÕES DE HUMOR SÃO GRAVES É ROTULAR A PACIENTE DE “BIPOLAR” E ÀS VEZES TRATÁ-LAS COM LÍTIO. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROENDOCRINOLOGIA–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA) NUTRIÇÃO: DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

Uso de lítio de longa duração é uma causa potencial de hipotireoidismo. A suplementação com estrógeno e progesterona poderia ser pensada em vez disso, sem causar danos. Mudanças bruscas de humor indicam também a necessidade de testes de hipoglicemia e de um tipo de dieta hipoglicêmica, com refeições ou lanches com proteínas e carboidratos complexos a cada 3 horas. A produção irregular de estrogênio e/ou progesterona pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia temporária. Outro tipo de desequilíbrio hormonal envolve quedas íngremes nos níveis de estrogênio após a ovulação e na menstruação. O estrogênio tem dois picos e ainda mais quando os ciclos se tornam irregulares perto da menopausa, ou por causa de hipertireoidismo ou hipotireoidismo subclínico não tratados. 
Algumas mulheres são extremamente sensíveis a estas quedas íngremes nos níveis de estrogênio resultando em dores de cabeça cíclicas, enxaqueca, ansiedade, depressão, palpitações, suores noturnos e ondas de calor. O equilíbrio pode ser restaurado usando doses fisiológicas de estrógeno bio-idêntico, já na perimenopausa em torno dos 38 anos de idade, conforme a menopausa se aproxima. O estrógeno bio-idêntico é um hormônio, similar ao produzido no organismo. Pode-se também repor a progesterona, mas as mulheres nem sempre são tão sensíveis aos seus efeitos como aos do estrógeno. Os hormônios bio-idênticos funcionam melhor no organismo da mulher do que hormônios sintéticos, especialmente para as mulheres com problemas de tireóide. Os hormônios sintéticos têm diferentes metabolitos (quebra de produtos) que podem interferir com o nosso metabolismo de forma que só complicam nossos problemas originais. Os hormônios bio-idênticos utilizados para reequilibrar os nossos sistemas podem ajudar a nos sentirmos normais de novo. 
Tenho certeza que se você entendeu o princípio de substituição do hormônio da tireóide em que a dose correta é a dose fisiológica, não muito e não muito pouco, da mesma forma como nossos próprios corpos deveriam ter feito (reposição hormonal), você procuraria seu médico especialista nas áreas hormonais. Os hormônios bio-idênticos nos permitirão obter doses fisiológicas para a terapia de reposição hormonal. Infelizmente a não reposição independente dos sintomas originados, provoca um aumento de massa gordurosa, em geral tirando sua forma biotípica e de complicada retroação, não equacionável somente com condutas dietéticas e atividades físicas.


O ESTABELECIMENTO DE UM NOVO EQUILÍBRIO HORMONAL NA MENOPAUSA

Como as mulheres evoluem através da perimenopausa e até os seus períodos desaparecerem inteiramente, aí entram na menopausa. 

É considerado estar na menopausa, quando você já não apresenta o seu ciclo menstrual por um ano inteiro. O estrogênio e a progesterona são ainda produzidos no corpo, mas a níveis muito mais baixos e estáveis do que durante a perimenopausa, no entanto, os sintomas como fogachos e alterações de humor podem melhorar ou não. As mulheres podem, eventualmente, experimentar sintomas de deficiência de estrogênio, tais como secura vaginal, incapacidade para lubrificação vaginal durante a atividade sexual, problemas de controle da bexiga, e desgaste ósseo (osteopenia e osteoporose). A terapia de reposição hormonal pode ser indicada agora, mesmo que os sintomas da menopausa já não sejam mais sentidos. Procure sem demora a prevenção, maior beneficio que poderá alcançar com indicação precisa de seu médico.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como saber mais:
1. Bem, a ciência tem algumas más notícias para você. Mais e mais investigações tanto no Reino Unido como nos EUA estão demonstrando que o impacto do exercício físico tem pouca influência na perda de peso...
http://hormoniocrescimentoadultos.blogspot.com.

2. Soa vagamente herética, se não francamente jocosa. E é uma descoberta científica que a maioria dos profissionais de saúde está, naturalmente, disposta a minimizar...
http://longevidadefutura.blogspot.com

3. Afinal, o exercício físico ainda é bom para o nosso condicionamento físico e muito importante. É que, a despeito de décadas de resoluções de novas atitudes a serem tomadas no Ano Novo, é pouco provável que ficaremos magros...
http://imcobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Caio Jr, João Santos, Dr.; Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Caio,H. V., Dra. Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Badawy A, State O, Sherief S. Can thyroid dysfunction explicate severe menopausal symptoms? J Obstet Gynaecol. 2007 Jul;27(5):503-505; Schindler AE. Thyroid function and postmenopause. Gynecol Endocrinol. 2003 Feb;17(1):79-85; Mazer NA. Interaction of estrogen therapy and thyroid hormone replacement in postmenopausal women. Thyroid. 2004;14 Suppl 1:S27-34; Hak AE, Pols HA, Visser TJ, et al. Subclinical hypothyroidism is an independent risk factor for atherosclerosis and myocardial infarction in elderly women: the Rotterdam Study. Ann Intern Med. 2000 Feb 15;132(4):270-8; Rodondi N, den Elzen WP, Bauer DC, et al. Subclinical hypothyroidism and the risk of coronary heart disease and mortality. JAMA. 2010 Sep 22;304(12):1365-74; Pizzorno L. Clinical Approaches to Hormonal and Neuroendocrine Imbalances. In: Jones DS, ed. Textbook of Functional Medicine. Gig Harbor, WA: The Institute for Functional Medicine; 2010:644-650; Badawy A, State O, Sherief S. Can thyroid dysfunction explicate severe menopausal symptoms? J Obstet Gynaecol. 2007 Jul;27(5):503-505.


Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337 / (11)5572-4848 / (11) 9.8197-4706  
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
Email: vanderhaagenbrasil@gmail.com 

Site Van Der Häägen Brazil

Instagram